Temporada de lançamentos tem disputa acirrada entre três das mais populares sequências: Call of Duty: Black Ops II, Halo 4 e Assassin’s Creed III
Toda temporada de férias tem sua fartura de videogame, mas 2012 está preparando um ataque particularmente competitivo, com uma sequência matadora de lançamentos de títulos triplo A. A pergunta é: qual deles derramará sangue primeiro?
Enquanto a maioria das franquias de videogame disponibiliza um novo game quase todo outono, o lineup deste ano inclui várias séries para títulos blockbuster. Aqueles títulos numerados saem com menos frequência, mas chamam mais atenção de jogadores casuais porque geralmente sinalizam grandes mudanças, como uma nova história ou ambientação em uma franquia existente. A lista deste ano inclui Call of Duty: Black Ops II, da Activision, Halo 4, da Microsoft, e Assassin’s Creed III, da Ubisoft.
Estes três títulos sacarão suas impressionantes armas quando se fala em gastos, e com boa razão. O Call of Duty: Modern Warfare 3, do ano passado, arrancou US$ 1 bilhão em vendas em 16 dias, batendo o recorde de entretenimento estabelecido pelo filme Avatar.
Jogadores estão dispostos a comprar, dada a demanda contida.
“Consumidores estão famintos por novos títulos”, disse o analista do NPD Group, Liam Callahan, observando que há 25% novos títulos a menos em 2012 quando comparado ao ano passado. Mas, os americanos que quiserem comprar todas as sequências notáveis lançadas neste ano – foram 28 jogos ao todo – terão de desembolsar US $ 1.430, de acordo com o VideoGameWriters.com.
Isto significa que o marketing será abundante, e a chave para o sucesso de cada lançamento. Além disso, o marketing precisará alcançar o mainstream e jogadores casuais bem como aqueles que compram os jogos para presentear outra pessoa. “A estratégia inclui convencer os jogadores não tradicionais a comprar. Ou aqueles que não estão comprando para si mesmos, mas para pessoas queridas”, disse Michael Cai, vice presidente de games e tecnologia da Interpret.
A Ubisoft, que introduziu Assassin’s Creed III na semana anterior, planeja dobrar o investimento em relação à campanha de promoção do título anterior da sperie, até então o maior da história – a empresa se recusou a apresentar números. “Nosso objetivo é ser um dos melhores dois jogos (nesta temporada de férias). E há uma competição muito boa neste ano”, afirmou Tony Key, vice-presidente sênior em vendas e marketing da Ubisoft, referindo-se a Halo e Black Ops. “Quando dizemos os dois melhores, temos que vencer um daqueles outros caras.”
As estratégias de marketing dos três títulos esperados são bastante diferentes.
Assassin’s Creed III alistou estrelas do YouTube como o Epic Mealtimes e os Smosh Guys, que criaram a canção Ultimate Assassin’s Creed III, em estilo inimitável. Outro parceiro do You Tube, Devin Supertramp, é o responsável pelo viral Assassin’s Creed, um vídeo parkour que atraiu mais de 10 milhões de visualizações. Key declarou que espera acumular 25 milhões de views através dos parceiros.
A Ubisoft também realizou parceria com o Rock the Vote para eventos ao vivo e emparelhou-se com artistas a fim de criar arte patriótica baseada em Assassin’s Creed III e seu tema Revolutionary War – também está veiculando um gameplay na TV. O furacão Sandy mitigou alguns dos esforços promocionais, no entanto, quando o GameStop cancelou festas de lançamento para o jogo nas lojas da Costa Leste, cuja conta corresponde a 20% de todas GameStops. Key disse que está confiante de que nos próximos dias e semanas o jogo irá bem nas vendas.
A Ubisoft não possui uma agência própria e trabalhou com times criativos internos e lojas de fora, mas optou por não nomeá-las. Halo 4, game lançado na terça-feira 6, tem construído um enredo durante semanas através de uma ação em tempo real – a web série chamada Forward Unto Dawn, uma narrativa do que levou ao jogo. A série segue jovens cadetes em treinamento no início da guerra Human/Covenant, vinte anos antes de Halo 4, com personagens misturados, assim como o recorrente protagonista Master Chief. A agência de publicidade do jogo (twofifteen McCann) e produtor David Fincher também criaram um trailer de dois minutos para o cinema chamado Scanned, que mostra relances da transformação de Master Chief.
Jeremy Miller, analista da DFC Intelligence, espera que Black Ops seja o jogo mais vendido este ano, seguido por Halo e Assassin’s Creed. Ele declarou que nenhum deles deve quebrar o recorde de vendas com a franquia, mas não tem tanta certeza sobre os recordes completos. Call of Duty excederá os recordes (de entretenimento) novamente?
“O marketing provavelmente vai exceder o que fizeram antes, mas é complicado dizer o contrário. Você pode ver os rumores de números e datas de pré-venda, mas comparar com os anos anteriores é difícil porque as dinâmicas do mercado estão sempre mudando”, afirmou Miller.
Fonte: Meio&Mensagem
www.meioemensagem.com.br
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