Na última sexta-feira, dia 23, vivenciamos um grande dia de vendas e consumo – a Black Friday. Originada nos Estados Unidos, a data vem na sequência de um dos maiores feriados norte-americanos, o Dia de Ação de Graças. Neste dia, as lojas físicas norte-americanas oferecem grandes descontos como uma forma de aquecer as vendas e garantir que qualquer prejuízo que tenha acontecido ao longo do ano seja sobrepassado. As contas sairiam do “vermelho”, retornando ao normal (preto – daí o nome Black Friday).
Mas as lojas online americanas também têm um grande espaço para oferecer descontos especiais aos consumidores – a chamada Cyber Monday oferece, via e-commerce, possibilidades tão boas quanto as das lojas físicas.
Considerado o “maior dia para compras online”, a Cyber Monday nasceu em 2005, com divulgação/criação do Shop.Org. Em uma pesquisa naquele mesmo ano, 77% dos varejistas online afirmaram que suas vendas apresentavam crescimento substancial na segunda-feira após o dia de Ação de Graças (1005 eHoliday Mood Study – Shop.Org/BizRate). Em 2010, aComScore apresentou dados mostrando que foram gastos US$ 1.028 bilhões em compras online na Cyber Monday, sendo o maior valor daquele ano. Este número continua crescente.
Se nos Estados Unidos a “temporada de compras” acontece na Black Friday (lojas físicas) e na Cyber Monday (online), no Brasil, já há três anos, o e-commerce se mobiliza neste mesmo sentido. A “Black Friday Brasileira” tem atingido um número crescente de varejistas online e consumidores. Este ano foram várias as iniciativas de lojas online oferecendo descontos “fora do padrão” (ao menos teoricamente). A expectativa é que apenas o e-commerce brasileiro movimente em torno de R$ 150 milhões na data, 50% mais em relação ao ano passado. Os números são da e-bit, especializada em comércio eletrônico, que calcula um tíquete médio em torno de R$ 350. Além da Black Friday, a Cyber Monday também já foi “importada” pelos brasileiro, ainda que com uma abordagem talvez mais tímida.
Além da Black Friday e da Cyber Monday, outras iniciativas têm acontecido para a promoção de vendas no comércio eletrônico nacional, como o Boxing Day (grandes descontos em vendas no primeiro dia útil após o natal) e o Dia do Frete Grátis. Tais recursos permitem que os varejistas liquidem estoques, fidelizem clientes e gerem leads.
Fonte:E-Commerce Brasil
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