sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hoje é dia de: BLACK FRIDAY

Evento acontece pela terceira vez no País e deve movimentar mais de R$ 150 milhões apenas no comércio eletrônico nacional. Sites que agregam as promoções e facilitam a vida dos consumidores já estão no ar





A partir da zero hora da sexta-feira, dia 23 de novembro, as principais lojas online nacionais, como Extra, Americanas, Ponto Frio, Casas Bahia, Walmart, Netshoes, Dafiti, Submarino, entre muitas outras, vão oferecer descontos de até 70% para uma ampla gama de produtos dos seus respectivos portfólios. Detalhe: as promoções são válidas por apenas 24 horas.

Estima-se que a terceira edição do Black Friday brasileiro deva movimentar mais de R$ 150 milhões em vendas apenas no comércio eletrônico. Sites que agregam as promoções e facilitam a vida dos consumidores, como o Busca Descontos e o Save.me já estão no ar. Nas páginas criadas especialmente para o evento, o usuário interessado faz um cadastro para receber as promoções já na virada da quinta-feira (22), além de ter acesso a descontos exclusivos e ainda concorrer a prêmios.

Bastante tradicional nos Estados Unidos, o Black Friday acontece por lá na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A data é considerada a largada para a temporada de compras de fim de ano que culmina no Natal. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 por iniciativa do site Busca Descontos, fundado pelo publicitário Pedro Eugênio, e ficou restrito ao comércio eletrônico.

No ano passado, o Extra e outras redes levaram o Black Friday para as suas lojas físicas também. Em 2011, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 100 milhões na ocasião, batendo o recorde de faturamento em um único dia no comércio eletrônico nacional. “O evento é uma boa oportunidade para quem quer economizar ou adiantar as compras de Natal”, afirma Guilherme Wroclawski, sócio fundador do SaveMe. O site que irá participar do Black Friday pela primeira vez promete oferecer, ao menos, cinco promoções “matadoras” e exclusivas durante o dia 23, em segmentos como eletroeletrônicos, informática, moda e acessórios, entre outros.

Algumas marcas, como Apple, Dell, Brastemp e Consul, deverão manter sites próprios com promoções na ocasião. De acordo com a consultoria e-bit, a versão brasileira do Black Friday em 2011 teve o maior volume de transações já registrado pelo comércio eletrônico em um único dia. Foram mais de 237 mil pedidos realizados em um período de apenas 24 horas. Em 2011, o gasto médio dos consumidores brasileiros no evento foi de R$ 425, superior à média do setor de R$ 350, com destaque para produtos de informática, eletrodomésticos, eletrônicos e moda e acessórios.

Além do Black Friday, outras datas do calendário do varejo americano já foram importadas para o Brasil. Afinal, criar datas especiais com o objetivo de aquecer as vendas é uma velha estratégia do varejo mundial e também brasileiro. Assim, na segunda-feira, dia 26 de novembro, é esperado o Cyber Monday, um saldão de itens de tecnologia. Já no dia 26 de dezembro, o primeiro dia útil após o Natal, deve acontecer o Boxing Day, uma espécie de liquidação pós-natalina. Então, boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário