MiniCom cria conselho de transição para rádio digital.
Com o intuito de acelerar a transição do rádio analógico para o digital, o Ministério das Comunicações criou o Conselho Consultivo do Rádio Digital, que irá auxiliar na implantação do novo sistema no país.De acordo com a portaria publicada na semana passada no Diário Oficial da União, o conselho contará com representantes do governo, do Poder Legislativo e do setor do radiodifusão e da indústria. Até agora, somente o presidente e o vice foram definidos. São eles, respectivamente, Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica e Octavio Pieranti, diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da secretaria.
Em entrevista ao IDG! Now, Pieranti disse que o conselho irá além da migração e tratará de questões importantes como o financiamento do sistema e parâmetros internacionais.
A criação do conselho surge no momento em que o ministério começa a ouvir a sociedade sobre a adoção do novo sistema no Brasil. No ano passado, o ministério testou junto do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) dois padrões de rádio digital: o Iboc (norte-americano) e o DRM (europeu). Os relatórios técnicos devem ficar prontos em outubro, quando também ocorre a primeira reunião do conselho.
Fonte: AdNews